KAYMU & AMIGOS - Mozambique

Ivan Mazuze

Kaymu & Amigos

A poucas semanas de lançar o seu novo álbum "Ubuntu", Ivan Mazuze falou com o Kaymu sobre o seu percurso no mundo da música, abordando não só a componente prática, como a teórica. Leia abaixo a entrevista completa, em exclusivo para o Kaymu & Amigos.

****

Com apenas 7 anos, ingressou na Escola Nacional de Música em Moçambique. Como foi a experiência?

A experiência foi magnífica, tendo em conta que em 7 anos tive a oportunidade de aprender os princípios básicos da disciplina de música. Nao tinha realmente o sonho de me tornar músico, era muito pequeno para perceber qual seria a minha carreira no futuro. Contudo, a música sempre foi uma disciplina ou actividade tal como qualquer outra, pelo que seguir música como carreira foi natural e automático, por assim dizer.

 

Concluiu o mestrado em Etnomusicologia na Universidade do Cabo com uma tese intitulada “O Significado da Música nos Rituais de Psikwembu no Sul de Moçambique”. Pode falar-nos um pouco acerca deste trabalho?

Em resumo, é um trabalho académico que apresenta resultados concretos sobre o efeito e impacto que a música tem nos rituais tradicionais, envolvendo espiritismo e transe do sul de Moçambique. Olha para a música não só como um elemento de entretenimento, mas como um objeto que dé um certo impacto social, neste caso religioso.

Read entire interview on the link below:

http://www.kaymu.co.mz/kea-entrevista-ivan-mazuze/